A Importância da Atividade Física para Qualidade de Vida

|

A Revolução Industrial, iniciada no início do século passado, levou o homem do campo para a cidade e passou a favorecer uma vida menos ativa fisicamente, propiciando assim, o sedentarismo com o passar dos anos.
Atualmente no Brasil, a falta de atividade física ou sedentarismo é um problema de grande relevância sendo considerado, um problema de saúde publica.
O sedentarismo afeta atualmente aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto.
Várias pesquisas mostram que a população atual gasta menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos.
Desta maneira, o estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país.
A atividade física realizada com frequência pretende manter ou melhorar a qualidade de vida do ser humano.
O ser humano apresenta fatores primordiais para sua qualidade de vida, os quais são desenvolvidos pela atividade física como força, potencia condicionamento físico aeróbio e amplitude de movimento.
A Força muscular é a capacidade que o músculo tem em exercer tensão muscular contra uma resistência, através de fatores mecânicos e fisiológicos em algum movimento particular, seja este, em exercício ou não, proporcionando ao indivíduo uma melhora em suas realizações diárias e nos afazeres cotidianos.
Analisando estes fatores, o indivíduo deve também, melhorar sua capacidade aeróbia, a qual tende a ter uma melhor eficiência na realização das atividades diárias.
Outra variável importante é a amplitude de movimento, a qual se resume, na capacidade e característica de executar movimentos de grande amplitude, ou ainda que requeiram a movimentação de muitas articulações.
A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, em posicionamento oficial, sustenta que a saúde e qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividade física.
A atividade física deve ser orientada e acompanhada por um profissional de educação físico devidamente credenciado. Simplesmente malhar sem orientação é contra indicado. Também, mesmo sendo a atividade física orientada por um profissional da educação física.
Professor Orlando Vaz de Lima Junior– CREF: 014987G/PR
Professor João Nardely Morais da Cruz – CREF: 02971G/PR

0 comentários:

Postar um comentário